SETEMBRO AMARELO 🌻 | É preciso combater o preconceito. Suicídio não é brincadeira. PRECISAMOS AGIR!
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Solidão, desigualdade social, salários baixos, falta de segurança pública, estresse no trabalho e relações tóxicas são alguns fatores que aumentam o nível de estresse, podendo desencadear um transtorno de ansiedade.
A saúde mental é um dos grandes temas da atualidade e necessita de ações efetivas e conjuntas das instituições. A saúde mental não pode mais ser um tema negligenciado. Ela atinge ricos e pobres. Precisamos ter um olhar mais atento para a melhoria da construção de uma rede de atendimento mais humanizada e holística no nosso sistema de saúde da capital.
NÚMEROS REAIS
Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio no mundo. Entre 50 e 60% delas nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida. Depressão, transtorno bipolar, dependência química e tantas outras doenças mentais, se não tratadas, podem levar ao suicídio.
Infelizmente, o preconceito ainda existe e impede pessoas de procurarem ajuda e diariamente milhares de vidas deixam de ser salvas.
VOCÊ PODE AJUDAR!
Fique atento aos sinais.
Cuide de seus amigos e familiares.
Procure o psiquiatra.
Combater o estigma é salvar vidas.
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ, SERVIDOR!
NÓS DO SINDINEVES ESTAMOS COM VOCÊ!